terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Pai tranca filhos dentro de casa sem agua nem comida
Pai priva liberdade aos filhos
A janela foi a solução que encontraram para fugir da solidão “imposta” pela porta trancada que lhes privava a liberdade.
O “vilão” do drama foi Gonçalves Mussa, um pai de 32 anos de idade, que decidiu trancar os filhos dentro de casa alegando querer proteger os menores.
Mas o problema não parava por ai. Além de não poderem brincar com os amigos que jogavam a bola e empurravam carinhos de mão na rua, os menores não tinham comida, enquanto o progenitor não voltasse a casa.
O caso deu-se na célula “F” do bairro de Chinonanquila, no município de Boane. As vítimas foram Joaquim e Sambêlo Gonçalves Mussa, dois irmãos, de sete e cinco anos de idade, respectivamente. Ontem foi o segundo dia em que o pai saiu logo de manhã e deixou os menores sem formas de sair da residência.
“Ele (o pai) disse que não podemos sair mais, porque este (irmão mais novo), costuma brincar muito longe de casa. Quando queremos fazer xixi usamos uma bacia”, explicou um dos menores.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
Novos autocarros vão circular em faixa exclusiva na cidade de Maputo
Importação de mais 200 meios de transporte público. É uma solução inédita para resolver um problema estrutural de mobilidade nas cidades de Maputo e Matola. A vice-ministra dos transportes e comunicações, Manuela Rebelo, revelou ontem que os novos autocarros adquiridos em parceria com a Sir Motors vão usar uma via exclusiva para circulação.
Há pouco mais de um mês e meio 100 autocarros foram importados, numa parceria entre o Governo e a empresa Sir Motors. Entretanto, somente esta terça-feira, o Governo explicou que estes autocarros vão circular em faixas exclusivas para o transporte público, sendo que, numa primeira fase, serão alocados 50 para fazer as rotas Zimpeto-Baixa e Zimpeto – Museu, na cidade de Maputo.
Rebelo avançou que os autocarros poderão iniciar a operar no dia dois de Fevereiro próximo, sob gestão de privados indicados pela Federação Moçambicana de Transportadores Rodoviários (Fematro).
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País
Há pouco mais de um mês e meio 100 autocarros foram importados, numa parceria entre o Governo e a empresa Sir Motors. Entretanto, somente esta terça-feira, o Governo explicou que estes autocarros vão circular em faixas exclusivas para o transporte público, sendo que, numa primeira fase, serão alocados 50 para fazer as rotas Zimpeto-Baixa e Zimpeto – Museu, na cidade de Maputo.
Rebelo avançou que os autocarros poderão iniciar a operar no dia dois de Fevereiro próximo, sob gestão de privados indicados pela Federação Moçambicana de Transportadores Rodoviários (Fematro).
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País
Capacetes azuis da ONU indiciados de assediarem crianças na RCA
Caso está a provocar indignação
Quatro capacetes azuis das Nações Unidas são acusados de terem pago para ter sexo com crianças de 13 anos de idade num campo de deslocados na República Centro-Africana. Nenhum responsável da ONU divulgou publicamente as nacionalidades dos acusados, mas o jornal Washington Post avança que são soldados de França, do Gabão, de Marrocos e do Burundi. A acusação de que soldados ao serviço da ONU em vários países africanos violam crianças de ambos os sexos e mulheres em situação de extrema vulnerabilidade – a maioria em fuga de crimes semelhantes e homicídios praticados por grupos extremistas – não é nova, e já foram feitos vários relatórios que identificaram culpados, tanto a pedido das Nações Unidas como por iniciativa de organizações independentes. Numa declaração forte, em Agosto do ano passado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, referiu-se aos casos de violação como “um
cancro no sistema” da organização, e ameaçou começar a denunciar publicamente os países com soldados e polícias envolvidos em escândalos de violação e outros abusos sexuais.
fonte: Opais.sapo.mz
6 perguntas que podem fortalecer a sua relação
Quando se está numa relação, um dos erros que costuma cometer- se é não fazer as perguntas certas ao companheiro. É uma maneira simples de perceber aquilo que o companheiro quer e precisa.
Para evitar mais conflitos na sua relação, o psicoterapeuta Barton Goldsmith apresenta-lhe seis perguntas que devem fazer ao seu parceiro para estimular uma boa convivência.
1. “Em que posso ajudar-te?”: se tiver algum tempo livre, ofereça-se para ajudar o seu parceiro. Pode sempre oferecer-se para lavar a loiça, levar o cão à rua, fazer o jantar ou até mesmo ir às compras. São pequenos gestos que podem ajudar (e muito) a outra pessoa, especialmente se ela está a lidar com muitas coisas ao mesmo tempo. E não se esqueça: fazer coisas em conjunto também ajuda a uma melhor ligação entre o casal.
2. “Como posso demonstrar que gosto de ti?”: dizer que gosta de uma pessoa é fácil, demonstrá-lo já é outra história. Há várias formas de mostrar que gosta do seu parceiro: pode ser com uma acção simples, como um beijo, ou ajudá-lo a fazer o jantar, por exemplo. Perceba o que melhor se ajusta à pessoa de quem gosta e não perca tempo.
3. “Há algo em mim que tu gostarias que eu mudasse?”: Ninguém está a dizer que deve mudar completamente pela pessoa que está ao seu lado, mas há pequenas coisas que pode ajustar ao gosto do seu companheiro. Por vezes, pode ter atitudes inconsciente, que podem incomodar o seu parceiro, mas que ele não partilha consigo. Não custa nada perguntar e assim pode melhorar o seu relacionamento.
4. “Queres ir a algum lado em especial?”: Não custa nada levar o seu companheiro a um sítio especial, que ele goste. E para isso não tem de gastar muito dinheiro. Que tal um passeio à beira rio ou comprar um gelado e irem passear? Claro que se estiver na disposição de gastar algum dinheiro, pode sempre planear umas férias. É uma óptimo ansiar por alguma coisa que pode trazer ao casal momentos felizes.
5. “Na nossa vida de casal, o que te faz feliz?”: por vezes, apenas falar daquilo que o faz feliz ajuda a melhorar o relacionamento. Recordar épocas felizes pode fazer com que estas se aconteçam mais vezes e podem ainda promover a ligação entre o casal.
6. “Há algo que querias fazer comigo que nunca tenhamos feito?”: pensar em coisas novas para fazer pode estimular o relacionamento. É sempre importante considerar diversas actividades que fazem ambos felizes até chegarem a um consenso. Esta troca de ideias, mais uma vez, pode promover a ligação entre o casal.
Beyoncé: grávida pela segunda vez?
Beyoncé poderá estar grávida do segundo filho. O jornal britânico Daily Mirror adianta que esta é uma possibilidade, tendo em conta que numa das últimas vezes em que a artista foi 'apanhada' pelos paparazzi fez questão de fechar o casaco e colocar os braços sobre a barriga.
A cantora encontrava-se em Los Angeles, acompanhada pelo marido.
"Será que Beyoncé te alguma coisa para esconder?", questiona a publicação.
Recorde-se que Beyoncé e Jay-Z estão casados desde 2008 e têm uma filha em comum, Blue Ivy, de quatro anos.
A cantora encontrava-se em Los Angeles, acompanhada pelo marido.
"Será que Beyoncé te alguma coisa para esconder?", questiona a publicação.
Recorde-se que Beyoncé e Jay-Z estão casados desde 2008 e têm uma filha em comum, Blue Ivy, de quatro anos.
Estátua de Cristiano Ronaldo vandalizada
A estátua de Cristiano Ronaldo foi vandalizada durante a noite desta segunda-feira. A réplica do futebolista do Real Madrid colocada na Avenida Francisco Sá Carneiro, no Funchal, e inaugurada a 21 de dezembro de 2014 foi pintada em tons vermelhos e foram colocados o número 10 e o nome de Messi na camisola. Neste momento, segundo o Diário de Notícias da Madeira, a estátua já está a ser limpa.
Atos que aconteceram horas depois da atribuição da quinta Bola de Ouro ao jogador argentino do Barcelona, Lionel Messi. O prémio foi entregue na tarde de segunda-feira, na Gala da Bola de Ouro da FIFA, em Zurique, na Suíça. O argentino sucedeu a Cristiano Ronaldo, que também era um dos três finalistas deste ano, a par com o brasileiro Neymar,
Quem já reagiu através das redes sociais ao ato de vandalismo foi a irmã do jogador, Kátia Aveiro. "Acho uma vergonha o ato em si mas ainda acho mais vergonhoso a inveja que existe ao seu redor, a raiva que de vez em quando uns cabeçudos mal amados e frustrados vêm a público manifestar.... de forma baixa vergonhosa e que a mim como portuguesa deixa-me envergonhada e triste", escreveu a irmã de CR7.
MINEDH garante que nenhum aluno ficará sem vaga no país
Por Raúl Massingue
Apesar das reprovações em massa
Mesmo depois da avalancha de reprovações nos exames da 10ª e 12ª classes no ano passado, o Ministério da Educação garante que nenhum aluno vai perder o ano por falta de vagas. Para o efeito, está a fazer arranjos para permitir que todos tenham espaço nas escolas do país. “Existe um esforço que cada gestor escolar está a fazer, para que candidatos as classes não possam perder o ano por falta de vagas. Há um trabalho de gestão interna, isto é, de salas para assegurar que todos os candidatos que forem às escolas possam ter vagas”, garantiu Ivan Collinson, porta-voz do ministério.
Collinson explicou ainda que em alguns casos, haverá ajustes nas turmas da 11ª, devido ao número elevado de reprovados na 10ª classe. “Se eventualmente não haver candidatos suficientes para a 11ª classe, certamente haverá mais salas vazias. Estas poderão ser redistribuídas por aqueles alunos que ficaram retidos na 10ª classe”, explicou o representante.
Fome ameaça mais de 120 mil pessoas na província de Maputo
António Tiua
Alerta sector da agricultura
Alerta amarelo! Magude, Moamba, Matutuine, Manhiça, Boane, Matola, Namaacha e Marracuene vão registar bolsas de fome se não chover nos próximos meses.
O aviso é da Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar e foi lançado ontem num encontro que juntou técnicos daquele organismo e directores de actividades económicas de oito distritos, para avaliar o ponto de situação da seca e definir os caminhos para mitigar os efeitos da escassez de chuva na província.
Para já, fora do campo das hipóteses, há uma certeza. São já mais de 120 mil pessoas, em toda a província, que estão em risco de insegurança, devido a escassez de chuva.
“Não estamos bem”, revelou Leonor Neves, directora provincial de agricultura para mais tarde acrescentar: “Temos milhares de famílias que estão a ser afectadas por essa situação e já recorrem a alternativas de sobrevivência por estarem com a segurança alimentar moderada”. Os dados globais apontam para 27 mil famílias em risco de fome.
Falta de financiamento limita iniciativas de estudantes finalistas
por Cledy Marinela
Educação
Mais de novecentos estudantes universitários finalistas e recém-graduados vão desenvolver projectos e estágios em quase todos os distritos do país, no âmbito do programa férias desenvolvendo o distrito.
De acordo com o coordenador da associação dos estudantes finalistas universitários de Moçambique, Osvaldo Mauaie a iniciativa tem gerado bons resultados, mas o financiamento aos projectos dos estudantes continua a constituir um entrave.
“Ao longo dos anos, o programa férias desenvolvendo o distrito já garantiu a integração socio-profissional de mais de mil graduados a nível nacional. Contudo, o acesso ao financiamento continua uma barreira. Os jovens até criam bons projectos, mas depois não conseguimos financiamento, porque o fundo é só para os moradores daquele distritos”, conta Mauaie.
Reagindo a preocupação, o ministro da ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional, Jorge Nhambiu disse que uma das saídas para a solução desta e outras preocupações é a manutenção da paz.
Educação
Mais de novecentos estudantes universitários finalistas e recém-graduados vão desenvolver projectos e estágios em quase todos os distritos do país, no âmbito do programa férias desenvolvendo o distrito.
De acordo com o coordenador da associação dos estudantes finalistas universitários de Moçambique, Osvaldo Mauaie a iniciativa tem gerado bons resultados, mas o financiamento aos projectos dos estudantes continua a constituir um entrave.
“Ao longo dos anos, o programa férias desenvolvendo o distrito já garantiu a integração socio-profissional de mais de mil graduados a nível nacional. Contudo, o acesso ao financiamento continua uma barreira. Os jovens até criam bons projectos, mas depois não conseguimos financiamento, porque o fundo é só para os moradores daquele distritos”, conta Mauaie.
Reagindo a preocupação, o ministro da ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional, Jorge Nhambiu disse que uma das saídas para a solução desta e outras preocupações é a manutenção da paz.
Anúncio de vagas - Visao Juvenil
A Visão Juvenil Moçambique pretende admitir para o seu quadro de visionários o seguinte pessoal:
1. Assistente Administrativo/a
Requisitos específicos:
Nível médio ou Superior em Contabilidade e Auditoria, Gestão de Empresas, Relações Publicas,
2. Assistentes de Comunicação
Requisitos específicos:
Nível médio ou superior em Comunicação, Jornalismo, Relações Publicas,
3. Gestor/a de Empresas
Requisitos específicos:
Nível médio ou superior em Gestão de Empresas ou Gestão de Negócios
4. Assistente Pedagógico/a
Requisitos específicos:
Formação em Planificação e Administração da Educação, Formação de Professores
5. Assistentes de turismo
Requisitos específicos
Nível médio ou superior em Turismo ou ares afins
Assistentes de Agro-pecuária
Requisitos específicos
Nível médio ou superior em Agro-pecuária ou áreas afins
Requisitos gerais:
Domínio de Informática na Óptica do Utilizador;
Domínio de Legislação Moçambicana a juventude, Educação, Ambiente, Turismo, etc.
Ter formações adicionais constituem uma vantagem
Idade entre 21 - 35 anos de idade;
Estagio não remunerado de 4 meses mas com subsídio;
Contrato de 1 ano renovável de acordo com o desempenho
Disponibilidade imediata e a tempo inteiro nos dias de trabalho (de 2ª a Sábado)
Ser residente da Cidade de Maputo e Matola
Como candidatar-se?
Envia uma Carta de manifestação de interesse (especificando a vaga a que concorre) para a Visão Juvenil anexando CV, cópia de BI, Copias de Certificados de Habilitações Literárias.
Enderecos:
Email: visaojuvenil.mocambique@gmail.com
Sede: Bairro Alto mae, Av. Trabalho, paragem fajardo dentro da escola Anglicana São Cipriano.
Celular: 846555385; 825927773 e 87095927773
Prazos: dia 15 de Janeiro de 2016
Entrevistas: 20 de Janeiro
Inicio do trabalho: 01 de Fevereiro de 2016
Nota: Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados
Quem é o cantor mais Charmozo de Moz?
http://luwanlucas.blogspot.com/?m=0
Visite o link, use Versao Web e responda o Inquerito na margem Direita da tela
Visite o link, use Versao Web e responda o Inquerito na margem Direita da tela
Afonso Dhlakama revela vontade de Jacob Zuma na mediação
por Francisco Raiva
Tensão política
O líder da Renamo, Afonso Dlakhama, afirmou esta segunda-feira que o presidente sul-africano Jacob Zuma e a igreja Católica aceitaram o convite para a mediação do diálogo entre o seu partido e o governo.
Afonso Dlhakama falava em teleconferência acompanhada num dos estabelecimentos hoteleiros da cidade da Beira, por quadros do seu partido a vários níveis e jornalistas de diversos órgãos de comunicação social.
“Posso garantir que, dos contactos efectuados junto a vizinha África do Sul , já há passos satisfatórios. Sei que o presidente Zuma está dispostos a ajudar-nos”. – disse Afonso Dlhakama.
No que diz respeito a Igreja Católica, que faz parte do grupo apresentado pela Renamo para a mediação, Dhlakama assegurou que já há resposta favorável.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
Tensão política
O líder da Renamo, Afonso Dlakhama, afirmou esta segunda-feira que o presidente sul-africano Jacob Zuma e a igreja Católica aceitaram o convite para a mediação do diálogo entre o seu partido e o governo.
Afonso Dlhakama falava em teleconferência acompanhada num dos estabelecimentos hoteleiros da cidade da Beira, por quadros do seu partido a vários níveis e jornalistas de diversos órgãos de comunicação social.
“Posso garantir que, dos contactos efectuados junto a vizinha África do Sul , já há passos satisfatórios. Sei que o presidente Zuma está dispostos a ajudar-nos”. – disse Afonso Dlhakama.
No que diz respeito a Igreja Católica, que faz parte do grupo apresentado pela Renamo para a mediação, Dhlakama assegurou que já há resposta favorável.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
Vaga de Emprego - Assistente Administrativo
Vaga de emprego para assistente administrativo no Standard Bank
https://www.emprego.co.mz/vaga/standard-bank-assistente-administrativo
acesse o link 👆