Messi vai a julgamento por três crimes de fraude fiscal


© EPA / VALERIANO DI DOMENICO VALERIANO DI DOMENICO/KEYSTONE
 
Barcelona, Espanha, 20 jan (Lusa) – O futebolista internacional argentino Lionel Messi, avançado do FC Barcelona, e o seu pai, Jorge Horacio Messi, vão ser julgados por três crimes fraude fiscal na Audiência de Barcelona, informou hoje o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.
Messi, designado melhor futebolista mundial em 2015, e o seu pai terão de responder perante o juiz do tribunal de Barcelona, entre 31 de maio e 03 de junho, pelo desvio de 4,1 milhões de euros da autoridade tributária espanhola.
O Ministério Público, que pretende ver Jorge Messi condenado a 18 meses de prisão, pediu o arquivamento do processo contra o jogador, por considerar que não teve conhecimento da fraude, mas os representantes do Estado espanhol mantiveram a acusação, pedindo um pena de 22 meses de prisão para cada.
A 10 de junho de 2015, o tribunal de Barcelona decidiu manter Messi indiciado dos crimes de fraude fiscal, que foram assumidos perante o juiz de instrução pelo pai e representante do jogador do clube campeão espanhol, europeu e mundial.
Dois meses depois de ter sido indiciado, Messi entregou cinco milhões de euros à autoridade tributária, com o propósito de ressarcir o fisco espanhol do dinheiro que, alegadamente, deveria ter sido entregue e não foi, referente ao período entre 2007 e 2009.
RPC // NF

Messi aborda relação com Ronaldo e faz declaração surpreendente


© 2016 Noticias ao Minuto Messi aborda relação com Ronaldo e faz declaração surpreendente
A entrega da Bola de Ouro deste ano trouxe muitas novidades. Numa ronda de imprensa antes do início da Gala que consagrou Messi como o melhor do mundo, Cristiano admitiu que 'invejava' algumas características do seu rival.
Esta quarta-feira, em declarações à prestigiada publicação France Football, Lionel Messi, futebolista do Barcelona confidenciou algo incrível sobre o seu eterno rival. “Apesar de sermos rivais, sempre nos respeitámos e sentimos admiração um pelo outro”, afirmou o argentino, deixando ainda elogios aos colegas de equipa.
Suárez? É um tipo incrível e adoro a sua família. Somos amigos e as nossas esposas também. A minha relação com Neymar também é muito boa, partilhamos os mesmos objetivos”, afiançou o Bola de Ouro, dando mais uma pista sobre o brasileiro
“Creio que Neymar será um dia o Bola de Ouro, porque tem todas as qualidades e é um jogador de classe. É rápido, técnico, se sobresai no um contra um... Ele é um jogador completo”, completou.   

Stephen Hawking fala no fim da humanidade


© Fornecido por Jornal de Notícias

Em declarações à BBC, Stephen Hawking aponta a guerra nuclear, o aquecimento global e vírus geneticamente modificados como os possíveis arautos da desgraça do planeta.

Hawking diz-se um otimista e acredita que a humanidade pode superar os problemas que possa vir a enfrentar. Sugere, contudo, que um "desastre global" é quase uma certeza nos próximos mil a 10 mil anos.

Se o pior vier a acontecer, a única forma de garantir a sobrevivência humana é ter uma colónia noutro planeta, como Marte. Um hipótese, no entanto, que o físico não acredita ser possível de concretizar no século seguinte. Assim, Hawking aponta os próximos 100 anos como os mais perigosos para a humanidade, uma vez que durante este período não vamos conseguir ter colónias autossuficientes no Espaço.
Recorde-se que no ano passado, Stephen Hawking, um dos mais famosos físicos e cosmólogos do mundo, aliou-se a um multimilionário russo para conseguir financiamento para a procura de vida extraterrestre. "O alcance da nossa pesquisa não terá precedentes: vamos pesquisar um milhão de estrelas próximas, o centro da nossa galáxia e cerca de cem galáxias nas proximidades", garantiu, na altura, o russo Yuri Milner.

Hawking sofre de uma distrofia neuromuscular chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica que o deixou quase totalmente paralisado, sendo que a doença tem tendência a avançar. Atualmente a única forma que o britânico tem de comunicar é através de contrações para selecionar palavras num ecrã, um processo bastante lento.

Já em 2014, Hawking tinha alertado para um desastre global, dizendo que a inteligência artificial pode "significar o fim da raça humana".

Boxe prepara combates rumo aos Jogos Olímpicos














No torneio da zona VI que se realiza em Maputo

A selecção nacional de boxe iniciou os traba­lhos de preparação do torneio da zona IV, que se rea­liza em Maputo, de 26 a 30 de Janeiro corrente. O objectivo é buscar a melhor forma para a fase de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio-2016.
O conjunto moçambicano é composto por 16 pugilistas pré­-seleccionados para o torneio zo­nal, dos quais 13 para o torneio masculino e 3 para o feminino. O torneio que vai decorrer em Maputo de 26 a 30 de Janeiro, vai ter diversos escalões em com­bates, desde os 49kg até +91kg em masculinos e dos 52, 60 e 75kg em femininos. A prepara­ção iniciou esta segunda-feira, na praça de touros, onde os pu­gilistas tem contacto com sacos de boxe, naquilo que constitui a primeira fase dos trabalhos. A partir da próxima quinta-feira, os atletas de boxe passam a trei­nar no Estádio Nacional do Zim­peto onde vão entrar no corpo a corpo dos trabalhos. Será a fase a doer.
O torneio de Maputo vai con­tar com presença de cerca de 10 países da zona austral de África, tais como Seychelles, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul, Ango­la, Maurícias, entre outros, que já confirmaram a sua presença.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Lágrimas duma infância interrompida...

















Menor de 12 anos abusada sexualmente por vizinho 
 
Uma infância comprome­tida, um futuro incerto e uma mensagem à so­ciedade. Uma menor de 12 anos foi abusada por várias vezes du­rante um ano por um vizinho de 33 anos, no bairro Chamanculo, periferia da cidade de Maputo. O crime só foi descoberto recente­mente depois de se constatar que a criança estava grávida. A viola­ção sexual só teve fim porque o corpo da criança já denunciava uma gravidez de cinco meses. À nossa reportagem, a menor con­tou que tudo começou em Janei­ro do ano passado, quando a mãe viajou para Inhambane. Segun­do explicou, o abusador aprovei­tou-se da ausência da mãe e do padrasto para a abusa-la sexual­mente. “Isso aconteceu depois da mamã ter viajado a Inhambane onde ia participar de um fune­ral. Ele encontrou-me no merca­do quando ia ajudar uma amiga a fazer limpeza na barraca da mãe. Chamou-me e me levou a um lo­cal, estendeu um saco e me tirou a roupa, foi assim por várias ve­zes”, contou a menor.
A menina disse que mesmo de­pois da mãe voltar de Inhamba­ne, o indivíduo não parou com a violação. Descreveu ainda que o abusador esperava que ela vol­tasse da escola para cobrar mais um acto sexual.

Cadáveres não reclamados das vítimas do incêndio foram a vala comum














Caso “roubo de combustível na Matola”

Sem ter quem reclame, o destino não podia ser ou­tro. O prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde já ti­nha sido ultrapassado. Os cinco corpos não reclamados, das víti­mas do incêndio no Terminal de Cereais da Matola foram enter­rados na Vala Comum do cemi­tério Lhanguene, em Maputo.
A Direcção de Saúde da cidade de Maputo explica que os cor­pos ficaram quase um mês na morgue do Hospital Central de Maputo, e porque não podiam serem mantidos por mais tempo, tiverem como destino o cemité­rio Lhanguene.
“A norma é que os corpos fi­quem um período mínimo de 15 dias na casa mortuária, en­quanto aguarda-se pela recla­mação. Estes corpos entraram no dia 15 de Dezembro e no dia 11 de Janeiro foram encami­nhados a vala comum. Ficaram 28 dias na morgue”, explicou o médico chefe da cidade de Ma­puto, Laison Daniel.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Roubo de viaturas volta a assombrar automobilistas














Criminalidade na cidade de Maputo
Depois de cerca de seis meses de relativa calma, os crimes de roubo de viaturas voltaram a ocorrer na capital do país. Só na semana passada, cinco via­turas foram roubadas na zona baixa da cidade. Os registos da Polícia indicam que algumas viaturas foram roubadas com chaves falsas e outras tiradas à força das mãos dos respectivos proprietários com recurso a ar­mas de fogo. Em todos os casos, tratou-se de viaturas ligeiras, com destaque para as de marca Toyota.
O porta-voz do Comando da PRM, na cidade de Maputo, alertou ontem para a necessi­dade de reforço das medidas de segurança por parte dos auto­mobilistas. Orlando Muduma­ne disse que as autoridades po­liciais também estão a reforçar patrulhas, sobretudo nas zonas mais movimentadas da cidade.
O roubo das cinco viaturas na semana passada acontece numa altura em que a situação parecia calma na cidade de Ma­puto.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Forças de Defesa e Segurança “cercam” delegação da Renamo na capital














No país
A delegação provincial da Re­namo na cidade de Maputo, este­ve ontem sob um cerco das For­ças de Defesa e Segurança, que voltou a gerar medo e receio en­tre os quadros do maior partido da oposição, que desconheciam a razão da acção policial.
Tal como o que aconteceu na última semana de Dezembro, um forte aparato policial, com­posto por diversos ramos posi­cionou-se, desde as primeiras horas da manhã, para, segun­do o porta-voz da PRM ao nível da cidade do Maputo, Orlando Mudumane, garantir a ordem e tranquilidade pública para os ci­dadãos. Mudumane disse ter se tratado de uma acção normal da corporação, visando assegurar a tranquilidade dos cidadãos.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»