terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Desvalorização do Metical puxa divida para o maximo

Relatório do FMI

Uma avaliação à lupa do Fundo Monetário Inter­nacional à economia mo­çambicana conclui que a dívida externa do país chegou perto do risco da insustentabilidade, ao si­tuar-se em 40% do Produto Inter­no Bruto - PIB. A culpa, aos olhos de Bretton Woods, é da desvalori­zação da moeda nacional, que se­guiu uma trajectória sem travões em todo o ano passado.
“Com a maioria da dívida públi­ca emitida em moeda estrangeira, a depreciação aumentou o valor presente da dívida externa para quase 40% do PIB no final de 2015 (contra 30% no final de 2014)”, explica o FMI num conjunto de re­latórios onde constam posições de uma missão que trabalhou em Mo­çambique, assim como de responsáveis da instituição financeira.
Os indicadores internacionais usados por Moçambique para me­dir a dívida externa dizem que a linha vermelha é atingida quando os compromissos com os credores chega a casa de 40% do PIB. Em Novembro do ano passado, o mi­nistro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que a dívi­da externa rondava os 30% do PIB e que não havia razões de alarme.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Moçambicanos detidos na África do Sul libertos após pagamento de caução

Caso “Tráfico de dinheiro para RAS”
O Tribunal Magistral de Barberton decidiu atri­buir liberdade condi­cional mediante pagamento de caução a Faizal Mamade Assane e Abdul Ahmed encontrados a transportar o equivalente a 228 milhões de meticais não declara­dos, no dia 25 de Dezembro do lado sul-africano da fronteira de Ressano Garcia.
A juíza justificou a sua decisão pelo facto de Faizal Mamade As­sane ter residência em Boksburg, nos arredores de Joanesburgo, na qual predispôs-se a acolher Abdul Ahmed. Os dois não têm antecedentes criminais e muito menos ligações com algum gru­po criminoso internacional.
A juíza considerou ainda que não há risco de fuga por parte dos dois, uma vez que os seus pas­saportes foram confiscados pela Polícia e ordenou que entregas­sem os outros que ainda mantém em sua posse. Mas também a ma­gistrada está convencida de que a dupla não vai obstruir a investiga­ção do caso. Os dois estão proibi­dos de manter qualquer contacto com alguma testemunha.
 
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Morre com 112 anos o homem mais velho do mundo


© 2016 Noticias ao Minuto Morre com 112 anos o homem mais velho do mundo
Koide nasceu a 13 de março de 1903 e foi nomeado no passado mês de agosto como o homem vivo mais velho do mundo depois da morte do também japonês Sakari Momoi, que o superava em idade por aproximadamente um mês.
Koide viveu a maior parte da sua vida em Nagoya, onde faleceu, depois de ter sido internado no início do ano num hospital, publicou a NHK.
Este japonês trabalhou durante a juventude como alfaiate numa loja de roupa de homem na localidade de Tsuruga, em Fukui (centro), e com 112 anos conseguia andar sozinho em casa e lia o jornal sem óculos, destacou o Guiness em agosto.
Segundo o livro de Recordes do Guiness, a pessoa mais velha do mundo é Susannah Mushatt Jones, de 116 anos, residente em Nova Iorque.

Magreza extrema de Angelina Jolie choca Hollywood


© Reuters A atriz na antestreia de 'Kung Fu Panda 3'

Desaparecida do olhar do público desde novembro, Angelina Jolie reapareceu este fim de semana perante as câmaras, na antestreia do filme de animação "Kung Fu Panda 3" (no qual dá voz à personagem Tigresa), que se realizou no TLC Chinese Theatre, em Los Angeles.

A atriz de 40 anos não conseguiu esconder a sua figura frágil e magreza extrema. Os rumores de que estará a lutar contra uma anorexia (levantados, numa primeira instância, pelo tablóide "The National Enquirer", em agosto), voltaram, assim, a ser seriamente considerados pela imprensa norte-americana.

"Extremamente magra", "dolorosamente fina" e "ossuda", nas palavras do jornal britânico "The Mirror"; "Assustadoramente magra" e necessitada de "um hambúrguer com extra queijo", segundo a "OK! Magazine"; ou "quase esquelética", de acordo com o sitede celebridades "X17". Estas são algumas das descrições aplicadas à mulher de Brad Pitt, logo após o evento em Hollywood.

Em 2014, uma antiga ama de Jolie revelou que esta chegou a ser hospitalizada quando era adolescente, por sofrer desse distúrbio alimentar. No entanto, nem nessa altura nem agora, a atriz se pronunciou sobre o assunto.

Mais: ainda no mês passado, foi noticiado que a eterna Lara Croft pesa, atualmente, menos de 40 quilos, uma vez que começou a substituir a carne, na sua alimentação, por insetos. "O Brad reparou que ela está particularmente magra e esquelética, e não está contente. Ele disse-lhe que comer insetos é uma loucura, mas a Ange insistiu que se isso era suficiente para as pessoas do Cambodja, então era suficiente para ela", revelou, na altura, uma fonte da revista "New Ideas!".

Apesar do preocupante aspeto físico, Angelina está a viver um bom momento profissional. Em novembro, brilhou como realizadora do êxito de bilheteiras "By The Sea"e, este ano, prepara-se para lançar, em parceria com a Netflix, o filme "First They Killed My Father" (sobre o regime ditatorial de Pol Pot, no Cambodja dos anos 70), no qual também atua como realizadora.