foto por msn.pt.pt
E após uma longa campanha este foi o dia em que os norte-americanos decidiram quem iria suceder a Barack Obama.
Havia vários nomes nos boletins de voto mas dois que se destacavam: a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump.
Era entre estes dois nomes que tudo se ia decidir e, se ao início da noite as sondagens ainda pendiam para Hillary, a verdade é que foi Trump a sair vencedor. É ele o 45º presidente dos Estados Unidos.
Foi assim esta noite eleitoral.
07h32: É oficial: Donald Trump vence os estados necessários para alcançar os 270 delegados e carimba, assim, o passaporte para a Casa Branca. É ele o novo presidente dos Estados Unidos da América.
O republicano, de acordo com as projeções do Washington Post, garantiu a maioria dos votos no estado do Wisconsin, que lhe garantiu assim os delegados em falta para ultrapassar os 270 votos necessários dos Colégios Eleitorais. Ele é o novo presidente dos Estados Unidos da América, contrariando todas as previsões feitas desde o início da campanha eleitoral.
07h20: CNN dá já 267 delegados a Trump. Faltam apenas três para a vitória ser oficial. Entretanto, Trump já está a chegar ao hotel Hilton onde os seus apoiantes o esperam para o ouvir.
07h05: John Podesta, porta-voz da campanha de Hillary Clinton, faz um discurso de agradecimento e pede aos apoiantes da democrata que vão para casa para "uma boa noite de descanso". Sem assumir a derrota mas já em tom conclusivo, de 'fecho de noite', Podesta garantiu que "Clinton ainda não terminou". Os presentes começam a abandonar a sede de campanha. Esta noite Clinton já não irá discursar. A vitória de Trump é praticamente certa.
06h55: Mais um estado conquistado por Trump, desta vez o da Pensilvânia, outro dos estados com relevância considerável para a contagem dos votos do Colégio Eleitoral. Trump tem neste momento 264 delegados a seu favor, faltando muito poucos para declarar vitória.
06h50: Hillary Clinton recorre novamente às redes sociais, desta vez para mudar a sua fotografia de perfil, sem nenhuma referência alusiva aos resultados das eleições norte-americanas. Horas antes, a democrata já tinha adicionado uma outra fotografia com a legenda "a nossa equipa tem muito para se orgulhar. O que quer que aconteça, obrigado por tudo".
05h40: Donald Trump já saiu da Trump Tower e está a caminho do Hotel Hilton, onde deverá discursar mais tarde, dá conta a BBC. Começa a adivinhar-se a um discurso de vitória.
05h26: Hillary Clinton encurta distância ao vencer o estado de Nevada, algo que, ainda assim, não lhe garante minimamente uma reviravolta sobre Trump, que já conta com 244 delegados e está à porta da Casa Branca, sendo apontado como favorito em alguns dos estados cujos resultados ainda faltam conhecer, como é o caso de New Hampshire, Pensilvânia, Wisconsin e Michigan.
05h10: O ainda Presidente dos Estados Unidos tem uma mensagem para os norte-americanos: “O que quer que aconteça, o sol irá nascer de manhã”.
Sem comentários:
Enviar um comentário