Este projecto, concebido pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e o Conselho Municipal de Maputo, condicionará o tráfego no corredor Zimpeto-Baixa-Museu para permitir a circulação dos transportes públicos de passageiros, que terão as faixas devidamente sinalizadas durante os períodos acima mencionados.
Neste sentido, na Avenida de Moçambique, no troço compreendido entre a Missão Roque e antiga Brigada Montada, a faixa esquerda passará a ser dedicada exclusivamente ao transporte público de passageiros, devendo o mesmo acontecer nas avenidas da Organização da Unidade Africana, 24 de Julho e Guerra Popular.
Na avenida da Organização da Unidade Africana, a faixa exclusiva funcionará entre o Hospital Geral José Macamo e a Praça 16 de Junho. Na avenida 24 de Julho será entre a Praça 16 de Junho e o Museu. Já na avenida Guerra Popular, a medida será implementada entre a intersecção com a 24 de Julho e a antiga Fábrica de Cervejas Laurentina. Importa realçar que a introdução desta medida será acompanhada com a entrada em funcionamento de parte dos 100 autocarros adquiridos numa parceria público-privada entre o Ministério dos Transportes e Comunicações, por via do Fundo de Desenvolvimento dos Transportes e Comunicações, e o Sector privado, a serem geridos por operadores privados.